- 10 de dezembro de 2025
- Posted by: admin
- Category: SHORT NOTES

O programa conhecido como New Deal, implementado pelo governo dos EUA sob a presidência de Franklin D. Roosevelt após a crise econômica de 1929, promoveu fortes ações direcionadas à execução de grandes obras voltadas às melhorias de sua infraestrutura. O programa objetivava a geração de empregos, o estímulo à economia e o combate à depressão econômica. Essas obras impactaram positivamente o setor de preservação de madeiras naquele país durante anos, uma vez que a demanda por postes e dormentes de madeira tratada foi enorme no período.
No Brasil, o Plano Nacional de Desenvolvimento – PND, idealizado no ano de 1967 e promulgado em 1971, pode ser considerado como similar ao New Deal. O PND tinha como objetivo principal a preparação da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do país, com ênfase nos setores de geração/transmissão de energia elétrica, telecomunicações e transportes. Uma enorme abertura aos mercados de postes de eucalipto e dormentes tratados.
Postes de eucalipto impulsionaram o setor de preservação de madeiras por algumas décadas, perdendo espaço ao longo dos anos mais recentes por inúmeras razões. Hoje, representam menos de 5,0% do mercado de madeira tratada no Brasil, contrastando com estatísticas globais que apontam que o mercado de postes de madeira tratada respondeu por um faturamento de US$ 23,0 bilhões no ano de 2024, predominantemente vindo de países da Região Asia-Pacífico, que reponde por 39,4% desse total , graças ao dinamismo econômico da China e Índia , que promovem atualmente investimentos maciços em obras de infraestrutura.
Nos EUA, o ritmo não é diferente, eles instalam 1,8 milhão de postes de madeira tratada anualmente , respondendo por 30.0% do mercado global. Enquanto isso, no Brasil a opção tem sido pelos postes de concreto, longe de qualquer apelo ambiental e econômico.
Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR
Créditos das Imagens: Internet




