- 10 de dezembro de 2025
- Posted by: admin
- Category: SHORT NOTES


Um perfeito panorama de qualquer setor produtivo permite a elaboração de um planejamento tático, operacional e estratégico, que são essenciais para o alcance dos objetivos de qualquer empresa. O estratégico contribui para a definição de metas de longo prazo, o tático detalha as contribuições de cada setor da empresa e o operacional tem seu foco na execução diária de atividades específicas.
Um panorama setorial nada mais é do que um retrato de um determinado segmento que fornece retaguarda decisiva e para a elaboração de qualquer planejamento.
A elaboração de um panorama minimamente desejável depende de um trabalho estatístico setorial que contempla indicadores do ambiente do negócio de atuação, como por exemplo, o número de empresas atuando no setor, localização geográfica, produtos predominantes, comercialização, indicadores macro e microeconômicos relacionados, entre vários outros.
O segmento de Preservação de Madeiras no Brasil carece de informações estatísticas setoriais, um velho sonho de consumo das gestões da ABPM.
Mesmo sem dados estatísticos precisos, nos permitimos apresentar alguns dados estimativos que podem auxiliar na obtenção de um panorama aproximado do setor de Preservação de Madeiras no Brasil.
O abastecimento de madeira tratada para o setor rural, predominantemente moirões para cercas, vem apresentando um robusto crescimento orgânico ao longo dos anos, de outro lado, há fortes indicações de um significativo crescimento na demanda por madeiras tratadas pelo setor da construção, seja a construção convencional mista ou a construção industrializada, com madeira engenheirada e edificações em light wood frame.
Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR




