Fale com a ABPM (11) 98313-2324

Short Notes #20 – É bom saber

 

Alguns dados do interesse geral do setor industrial madeireiro foram apresentados durante a 6ª Edição do HDOM Summit 2025, realizado de 28 a 29 de outubro passado na cidade de São Paulo.

O Brasil ocupa hoje a 7ª posição entre os países com a maior área de florestas plantadas no mundo, quase 12,0 milhões de hectares (85% eucaliptos e pinus). Ao mesmo tempo ocupa a 2ª posição quando se considera a produção anual de madeira, perdendo apenas para os EUA, seguido de longe pelo Canadá, Suécia, Finlândia, entre alguns outros, o que mostra a incrível produtividade proporcionada por nossas condições territoriais e edafoclimáticas.

O país tem um papel relevante no cenário de abastecimento mundial de produtos madeireiros , tendo gerado em 2024 ao redor de US$ 3,4 bilhões em exportações de produtos diversos, em especial compensados, serrados de pinus e de madeiras tropicais, móveis, molduras , portas, painéis e pisos.

Até o final de setembro de 2025 , os estados da Região Sul do país responderam por 89,8% das exportações brasileiras de produtos madeireiros. Nesse mesmo período, o mercado dos EUA tem sido o destino de 90,0% de produtos como molduras e portas e respondendo por cerca de 30,0% do destino de produtos como compensados, serrados de pinus, móveis e painéis.

Uma alta exposição aos efeitos das taxações impostas recentemente, já trazendo consequências socioeconômicas nos polos de produção,
especialmente nos estados da Região Sul.

Além da necessidade de possíveis negociações pontuais, ficam outros desafios, como a busca pela diversificação de mercados, adequação de
produtos e ajustes na produção.

– Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM -PR.
– Informações baseadas nas apresentações de Ricardo Malinovski (Malinovski) e Gustavo Milazzo ( GCM Trade WoodFlow Brasil ) durante o HDOM Summit 2025.

Fotos: Internet



Deixe um comentário