- 10 de dezembro de 2025
- Posted by: admin
- Category: SHORT NOTES

Diante da crescente demanda por madeira serrada de Pinus no mercado nacional, demanda esta impulsionada pela dinâmica do setor da construção, em especial a construção industrializada, as exigências pela qualidade dessa madeira têm sido elevadas.
Imediatamente após a colheita e descascamento e, em especial após o desdobramento para secagem , a madeira de Pinus apresenta grande
susceptibilidade à instalação e desenvolvimento de fungos causadores de bolor e fungos manchadores.
Embora não afetem a integridade estrutural da madeira, os fungos manchadores penetram no seu interior e suas hifas pigmentadas mancham a madeira de forma irreversível. Essas manchas, geralmente azuis, pretas ou marrons, comprometem a qualidade estética e comercial da madeira.
Para muitas das finalidades de uso, incluindo também a exportação, o setor de preservação de madeiras e empresas associadas à ABPM disponibilizam formulações destinadas à prevenção desse problema , agregando valor inestimável à madeira serrada, especialmente durante a fase de secagem ao ar.
Essa prática é conhecida como pré-tratamento ou tratamento profilático, tem caráter temporário, aplicável somente durante a fase de colheita e secagem, por imersão simples ou pulverização.
Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR
Créditos das Imagens: Internet




