- 10 de dezembro de 2025
- Posted by: admin
- Category: SHORT NOTES

Greenwashing é uma expressão aplicada ao ato de enganar consumidores sobre as práticas ambientais de uma empresa ou aos benefícios ambientais de um produto ou serviço, falso marketing.
Falando em madeira, como é que pode um material orgânico, de composição bastante complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose, unidas por um material derivado de álcoois polimerizados, chamado genericamente de lignina, ser simplesmente banalizado quando associado a uma denominação estapafúrdia como “madeira plástica ecológica”?
Essa tal de madeira plástica ecológica pelo menos contribui de forma didática para o perfeito entendimento dos Seis Pecados do Greenwashing:
1- O pecado do trade-off oculto: abrir mão de uma qualidade, escondendo-a, para tentar ganhar com uma outra, nem sempre aplicável;
2- O pecado da falta de prova: qualidade atribuída a certos produtos sem base técnica, científica ou experiências práticas;
3- O pecado da imprecisão: ser vago no conceito;
4- O pecado da irrelevância: a ilusão do modismo compromete o posicionamento do produto;
5- O pecado do menor dos males: prestigiar uma característica positiva, porém, não aplicável (cigarro orgânico por exemplo);
6- O pecado da mentira: falsos apelos ambientais, não funciona em nenhuma circunstância.
Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR
Créditos das Imagens: Internet




