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Short Notes #13 – Madeira Plástica Ecológica – Na Rabeira da Nobreza

 

Greenwashing é uma expressão aplicada ao ato de enganar consumidores sobre as práticas ambientais de uma empresa ou aos benefícios ambientais de um produto ou serviço, falso marketing.

Falando em madeira, como é que pode um material orgânico, de composição bastante complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose, unidas por um material derivado de álcoois polimerizados, chamado genericamente de lignina, ser simplesmente banalizado quando associado a uma denominação estapafúrdia como “madeira plástica ecológica”?
Essa tal de madeira plástica ecológica pelo menos contribui de forma didática para o perfeito entendimento dos Seis Pecados do Greenwashing:

1- O pecado do trade-off oculto: abrir mão de uma qualidade, escondendo-a, para tentar ganhar com uma outra, nem sempre aplicável;

2- O pecado da falta de prova: qualidade atribuída a certos produtos sem base técnica, científica ou experiências práticas;

3- O pecado da imprecisão: ser vago no conceito;

4- O pecado da irrelevância: a ilusão do modismo compromete o posicionamento do produto;

5- O pecado do menor dos males: prestigiar uma característica positiva, porém, não aplicável (cigarro orgânico por exemplo);

6- O pecado da mentira: falsos apelos ambientais, não funciona em nenhuma circunstância.

Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR
Créditos das Imagens: Internet



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