ABPM

ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 727

Nº 727 - SETEMBRO DE 2022

O GRANDE SUCESSO DA 2° EDIÇÃO DO “WOOD PROTECTION”

Durante a Semana Internacional da Madeira a ABPM, em parceria com o Grupo Malinovski, realizou a segunda edição do Wood Protection, na cidade de Curitiba, com a participação de 128 profissionais, incluindo representantes das indústrias químicas, usinas de tratamento de madeiras, instituições de ensino e pesquisas e profissionais da área. “Com isso consolidamos o evento como importante encontro nacional do setor de preservação de madeiras e cumprimos nosso objetivo de superar o sucesso alcançado no evento de 2017, quando reunimos mais de 120 participantes”, comemora Flavio Geraldo, atual presidente da ABPM.

Segundo ele, o evento ofereceu a oportunidade para a promoção de importantes discussões objetivando despertar os empresários do setor de preservação de madeiras para a abertura de novos caminhos, que surgem de forma vertiginosa, como é o caso da utilização da madeira tratada pelo setor da construção, em especial nas construções industrializadas.

A programação das palestras, organizada pela ABPM, contou com nomes de peso como Hélio Olga da ITA Construtora – Engenharia em Madeira; Silvia Scali, CEO da Scali Wood+Arch Arquitetura Sustentável; Felipe Icimoto, Pesquisa e Desenvolvimento da Urbem; Humberto Tufolo Neto, Diretor do Núcleo da Madeira; Elaine Guedes, CEO da Montana Química; Leonardo Linck, Diretor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Jimo Química Industrial Ltda; Elcio Lacerda Lana, gestor da Divisão de Proteção de Madeira da Araxada do Brasil; Tamarah Láuar Rocha, Gerente de Controle e Qualidade CBI Madeiras e o próprio Flavio Geraldo, presidente da ABPM. “Recebemos com muito entusiasmo a realização de mais uma edição do Wood Protection. A ABPM abriu um importante espaço para a discussão sobre o uso de novas tecnologias de tratamento e o foco na proteção da construção em madeira, estimulando tecnologias bastante amigáveis ambientalmente”, comentou Humberto Tufolo Netto.

Os temas das palestras contemplaram experiências de construtores usuários da madeira tratada e expuseram as inquietações, necessidades e horizontes de oportunidades. A programação também considerou temas voltados diretamente ao setor de preservação de madeiras, com palestras voltadas ao tratamento industrial em autoclave e também aos tratamentos não industriais, com exemplos de produtos e processos, assim como abordagem a respeito de acabamentos protetores. Uma robusta perspectiva de mercados, considerando a futura demanda pelo setor da construção de forma abrangente e abordando a NBR 16.143 – Preservação de Madeiras – Sistema de Categorias de Uso.

O Wood Protection também discutiu os aspectos da realidade atual do setor, em especial voltada aos mercados tradicionais, assim como a importância do papel da ABPM como entidade representativa e a importância da qualidade frente aos mercados que despontam, com destaque ao Programa de Autorregulamentação QUALITRAT. Segundo Elaine Guedes, com o evento a ABPM reforçou seu papel de facilitar a troca de conhecimento, contribuindo com a redação e atualização de normas técnicas, além de conectar diversos setores como industrias, UPM’s, acadêmicos, órgãos públicos de interesse setorial e estimular a ética e a legalidade das atividades do mercado e promover eventos. “Ao longo destes últimos anos, a associação amadureceu e está cada vez mais preparada para representar o setor nas mais diversas áreas de interesse”, completa.

Curta nossa página

Visite nosso novo site

Siga nosso Instagram

Expediente
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Flavio Carlos Geraldo – Montana Química Ltda.
Diretor Vice-Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Elcio Lacerda Lana – Arxada
Contato: info@abpm.com.br – www.abpm.com.br
Redação: Flavio Carlos Geraldo

Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901