Fale com a ABPM (11) 98313-2324

ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 727

Nº 727 - SETEMBRO DE 2022

O GRANDE SUCESSO DA 2° EDIÇÃO DO “WOOD PROTECTION”

Durante a Semana Internacional da Madeira a ABPM, em parceria com o Grupo Malinovski, realizou a segunda edição do Wood Protection, na cidade de Curitiba, com a participação de 128 profissionais, incluindo representantes das indústrias químicas, usinas de tratamento de madeiras, instituições de ensino e pesquisas e profissionais da área. “Com isso consolidamos o evento como importante encontro nacional do setor de preservação de madeiras e cumprimos nosso objetivo de superar o sucesso alcançado no evento de 2017, quando reunimos mais de 120 participantes”, comemora Flavio Geraldo, atual presidente da ABPM.

Segundo ele, o evento ofereceu a oportunidade para a promoção de importantes discussões objetivando despertar os empresários do setor de preservação de madeiras para a abertura de novos caminhos, que surgem de forma vertiginosa, como é o caso da utilização da madeira tratada pelo setor da construção, em especial nas construções industrializadas.

A programação das palestras, organizada pela ABPM, contou com nomes de peso como Hélio Olga da ITA Construtora – Engenharia em Madeira; Silvia Scali, CEO da Scali Wood+Arch Arquitetura Sustentável; Felipe Icimoto, Pesquisa e Desenvolvimento da Urbem; Humberto Tufolo Neto, Diretor do Núcleo da Madeira; Elaine Guedes, CEO da Montana Química; Leonardo Linck, Diretor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Jimo Química Industrial Ltda; Elcio Lacerda Lana, gestor da Divisão de Proteção de Madeira da Araxada do Brasil; Tamarah Láuar Rocha, Gerente de Controle e Qualidade CBI Madeiras e o próprio Flavio Geraldo, presidente da ABPM. “Recebemos com muito entusiasmo a realização de mais uma edição do Wood Protection. A ABPM abriu um importante espaço para a discussão sobre o uso de novas tecnologias de tratamento e o foco na proteção da construção em madeira, estimulando tecnologias bastante amigáveis ambientalmente”, comentou Humberto Tufolo Netto.

Os temas das palestras contemplaram experiências de construtores usuários da madeira tratada e expuseram as inquietações, necessidades e horizontes de oportunidades. A programação também considerou temas voltados diretamente ao setor de preservação de madeiras, com palestras voltadas ao tratamento industrial em autoclave e também aos tratamentos não industriais, com exemplos de produtos e processos, assim como abordagem a respeito de acabamentos protetores. Uma robusta perspectiva de mercados, considerando a futura demanda pelo setor da construção de forma abrangente e abordando a NBR 16.143 – Preservação de Madeiras – Sistema de Categorias de Uso.

O Wood Protection também discutiu os aspectos da realidade atual do setor, em especial voltada aos mercados tradicionais, assim como a importância do papel da ABPM como entidade representativa e a importância da qualidade frente aos mercados que despontam, com destaque ao Programa de Autorregulamentação QUALITRAT. Segundo Elaine Guedes, com o evento a ABPM reforçou seu papel de facilitar a troca de conhecimento, contribuindo com a redação e atualização de normas técnicas, além de conectar diversos setores como industrias, UPM’s, acadêmicos, órgãos públicos de interesse setorial e estimular a ética e a legalidade das atividades do mercado e promover eventos. “Ao longo destes últimos anos, a associação amadureceu e está cada vez mais preparada para representar o setor nas mais diversas áreas de interesse”, completa.

Expediente
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Flavio Carlos Geraldo – Montana Química Ltda.
Diretor Vice-Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Elcio Lacerda Lana – Arxada
Contato: [email protected] – www.abpm.com.br
Redação: Flavio Carlos Geraldo

Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901