
Nº 725 - AGOSTO DE 2022
WOOD PROTECTION DESTACARÁ MUDANÇAS E OPORTUNIDADES

Como diz a máxima de Charles Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta às mudanças”. Essa frase vem ao encontro da necessidade atual do setor industrial, voltado às atividades de tratamento de madeiras, pois é inadiável a necessidade de se atentar as novas oportunidades de mercado. “O avanço do número de instalações industriais voltadas ao tratamento de madeira está acelerado e desproporcional ao mercado da madeira tratada, que atua predominantemente com mourões e peças para cercas. Esse ambiente competitivo brutal tem acentuado a queda nas margens comerciais, afetando os resultados”, alerta Flavio Geraldo, atual presidente da ABPM.
“Com a ascensão mundial do tema sustentabilidade, o mercado de componentes e elementos destinados aos sistemas construtivos modulares industrializados surge na paisagem de forma muito robusta no mundo todo e também no Brasil, trazendo oportunidades e vantagens indiscutíveis ao mercado de madeira tratada. Afinal, não há material construtivo mais amigo do meio ambiente do que a madeira cultivada.”, delineia.
Ele explica, que já existem Normas Técnicas, para referenciar a produção e comercialização de produtos destinados às construções industrializadas, mesmo assim, ainda há espaços para melhorias e expansões.Com foco em abordar esses temas, a ABPM em parceria com o Grupo Malinovski realizará a segunda edição do “Wood Protection”, nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Curitiba. O workshop contará com empreendedores brasileiros, que já despertaram para estas oportunidades. Entre os palestrantes já confirmados, estão: Hélio Olga – CEO da ITA Construtora; Silvia Scali, CEO da Scali Wood+Arch Arquitetura Sustentável; Felipe Icimoto, Pesquisa e Desenvolvimento da Urbem; Humberto Tufolo Neto, Diretor do Núcleo da Madeira; Elaine Guedes, CEO da Montana Química; Leonardo Linck, Diretor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Jimo Química Industrial Ltda; Tamarah Láuar Rocha, Gerente de Controle e Qualidade da CBI Madeiras; Elcio Lacerda Lana, Supervisor Técnico Comercial da Arxada do Brasil; e Flavio Carlos Geraldo, presidente da ABPM.
PRESERVAR ESTRUTURAS, SEM IMPACTAR O MEIO AMBIENTE
Para Hélio Olga, o uso da madeira é muito importante na construção civil, porém a preservação das estruturas é uma questão crítica. “Em edificações, quando a madeira é bem projetada e protegida oferece estruturas que podem durar séculos. Por isso, considero muito importante termos uma norma específica, que evite os riscos de deterioração das madeiras, principalmente no Brasil, onde o clima é tropical e úmido”, explica.
Segundo ele, a ITA projeta, fabrica e monta estruturas em madeira laminada de eucalipto. “Na palestra pretendemos falar sobre os nossos produtos e discutir as formas de preservarmos as estruturas, garantindo uma longa vida útil a esses produtos, com o menor impacto ambiental possível”, destaca.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIA
Para Silvia Scali, o Wood Protection é uma ótima oportunidade para profissionais da área, projetistas e construtores compartilharem suas experiências sobre as vantagens, as dificuldades e soluções encontradas relacionadas a madeira tratada. “As pessoas que procuram a Scali geralmente já estão preocupadas com a sustentabilidade, pois além de gostarem de madeira, também acreditam numa mudança no paradigma das tipologias das construções utilizadas hoje. Por isso, seguimos as normas e procuramos fornecedores dentro deste padrão, mas ainda há uma deficiência nesse mercado”, detalha.
SEMANA INTERNACIONAL DA MADEIRA

Além do Wood Protection, entre 14 a 16 de setembro, também ocorrerá, a Lignum — maior feira voltada à industrialização de madeiras de florestas plantadas da América Latina — no Centro de Exposição Positivo, Parque Birigui, em Curitiba. A evento conta com a presença de grandes expositores voltados à cadeia produtiva da madeira, e a ABPM, com o apoio do seu quadro associativo, está mobilizada para participar com um estande de exposição. Até o momento, estão confirmados os apoios da Arxada do Brasil Especialidades Químicas, da Montana Química e da Zenóbio Madeiras, como expositores junto à ABPM. Teremos mais novidades em breve.
Se programe para não ficar de fora dos importantes eventos da Semana Internacional da Madeira (SIM). Para saber mais sobre o setor e tudo que acontecerá na SIM – Semana da Internacional da Madeira siga as redes sociais @lignumlatinamerica e acesse o site www.lignumlatinamerica.com


Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Flavio Carlos Geraldo – Montana Química Ltda.
Diretor Vice-Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Elcio Lacerda Lana – Arxada
Contato: [email protected] – www.abpm.com.br
Redação: Flavio Carlos Geraldo
Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901
