Fale com a ABPM (11) 98313-2324

ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 720

Nº 720 - OUTUBRO DE 2021

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

No dia 14 de outubro aconteceu a Eleição da Nova Diretoria e a apresentação do Planejamento do Biênio 2021/2023.

A assembleia foi realizada de modo exclusivamente digital (on-line) pelo sistema de videoconferência Microsoft Teams. O presidente em exercício, Gonzalo Lopez, apresentou a aprovação das contas do período de 2018 a 2021, as ações realizadas com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da madeira tratada, como a elaboração e atualização de textos normativos, novo formato do programa de autorregulamentação (QUALITRAT), maior dinâmica em ações de marketing e comunicação ampliando a relação da ABPM com o associado e com o mercado, reforçando a importância do exercício associativo.

A nova diretoria para o próximo biênio 2021/2023 está constituída conforme abaixo:

Presidente: Empresa: Montana Química Ltda
Representada por: Flavio Carlos Geraldo

Vice-Presidente: Empresa: IPT- Inst. Pesquisas Tecnológicas S/A.
Representada por: Gonzalo A. Carballeira Lopez

Diretor Secretário: Empresa: Madtrat Madeiras Tratadas
Representada por: Jackson Cesar Correa Alves

Diretor Tesoureiro: Empresa: Lonza do Brasil Especialidades Químicas Ltda
Representada por: Elcio Lacerda Lana

Suplente de Diretor Secretário: Empresa: CM Venturoli
Representada por: Maíra Venturoli

Suplente de Diretor Tesoureiro: Empresa: TW Brazil
Representada por: Leonardo Puppi Bernardi

O novo presidente da ABPM, Flavio Geraldo, mostrou aos associados a base de gestão para o próximo biênio. Dentre as ações importantes estão a comunicação, os eventos, os cursos técnicos e operacionais, interações associativas e institucionais, manutenção das atividades normativas, incentivo e apoio às aquisições de madeira tratada pelos setores públicos, Qualitrat, entre outros. “Me sinto muito a vontade aqui na ABPM, onde posso contribuir muito com o meu conhecimento técnico em tratamento de madeira. Agradeço imensamente a todos os associados pela confiança depositada”, afirma Flavio Geraldo, que assume a presidência da ABPM pela oitava vez.

AGRADECIMENTO

A Diretoria da ABPM vem expressar seus agradecimentos pela participação dos seus Associados e não Associados na Assembleia Geral Ordinária, realizada em 14 de outubro último.

Acreditamos ter sido uma excelente oportunidade de interação, proporcionada em especial pelos conteúdos das palestras que antecederam a Assembleia, todas do interesse direto do nosso setor. A Assembleia teve como principal objetivo a realização da eleição para um novo corpo diretivo – biênio 2021-2023, o que transcorreu normalmente.

A nova diretoria eleita teve a oportunidade de apresentar as bases para um plano de gestão para o citado biênio, o qual contempla, resumidamente, o foco no fortalecimento das ações da ABPM através de um plano de comunicação muito bem calibrado para um maior alcance aos mercados, com foco especial no Programa Qualitrat, além de ações voltadas à captação de novos associados, atividades de normatização, cursos técnico-operacionais, entre outras não menos importantes.

Muito em breve, todos estarão recebendo informações adicionais através do nosso Boletim Informativo e das redes sociais e demais canais de comunicação. Para as empresas que estiveram impossibilitadas de participar, estejam certos de que estenderemos convites para que participem dos eventos que a ABPM tem a intenção de promover ao longo desta gestão, pois, estamos certos de que a interação associativa é um dos canais mais robustos para o fortalecimento do nosso setor.

Muito Obrigado!

A Diretoria

WORKSHOP ONLINE

No mesmo dia, mas um pouco antes da realização da Assembleia Geral Ordinária, a ABPM realizou para os associados um Workshop Online, contendo muitas informações a respeito do mercado da madeira.

O primeiro palestrante foi o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, que abordou o tema “Sustentabilidade do Setor Florestal, Aspectos Econômicos, Social e Ambiental”. Com uma experiência de 32 anos na Embrapa, Erich Schaitza apresentou os desafios atuais da área florestal e agrícolas, que é se adequar às mudanças climáticas. “Precisamos modificar a maneira que fazemos agricultura, tornando a propriedade rural um espaço de produção, conservação de solos, água e biodiversidade e geração de energias renováveis”, completa Erich.

A segunda apresentação do dia foi realizada pelo presidente da APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), Álvaro Scheffer Júnior, que apresentou o tema “O Uso da Madeira na Construção Civil”. Para Álvaro, o setor industrial da madeira tem que planejar a floresta antes da indústria. “Para podermos atender a forte demanda de madeira que está por vir da construção, a indústria tem que planejar a sua floresta. Caso ao contrário, as empresas vão ter que ir atrás dessas madeiras cada vez mais longe”, revela Álvaro.

Para encerrar o Workshop Online, o diretor da FG4Mad, Flavio Geraldo, trabalhou sobre o tema “Proteção de Madeiras, os Desafios diante de um Novo Perfil de Mercado”. Com larga experiência no setor de madeira tratada, Flavio Geraldo alertou sobre o esforço que a indústria terá que fazer para atender o setor da construção civil. “Esse setor está crescendo muito nos últimos anos aqui na América Latina, e principalmente no Brasil. As empresas vão ter que sair da zona de conforto, quando trabalham com setores com menor valor agregado como mourões e cercas, e poder atender com maior expectativa de ganho, o mercado da construção”, afirma Flávio.

O presidente da ABPM em exercício, Gonzalo Lopez, agradeceu a participação dos palestrantes de associados. “Foi de muito valia o Workshop. Deixo o meu agradecimento a todos que contribuíram com informações de muita qualidade para esse evento”, completa Gonzalo.

NOTA DE FALECIMENTO

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Julio Luiz Pereira Morandi, Sócio Diretor da Jimo Química Industrial Ltda., ocorrido na data de ontem, 17/10/2021.

O velório está sendo realizado das 10h00 às 16h00 do dia de hoje – 18/10/2021- na Capela Ecumênica do Crematório Metropolitano de Porto Alegre – RS, à Av. Prof. Oscar Pereira, 584 – Azenha, Porto Alegre – RS.

O Sr. Julio, um dos pioneiros na área de desenvolvimentos de produtos destinados à preservação de madeiras através da JIMO QUÍMICA, sempre esteve presente para apoiar as atividades da ABPM e do setor.

Lamentamos pela sua perda, transmitindo aos familiares e amigos nossos mais sinceros e profundos sentimentos, com muita gratidão.

A Diretoria

Expediente
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Flavio Carlos Geraldo – Montana Química Ltda.
Diretor Vice-Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Elcio Lacerda Lana – LSI
Contato: [email protected] – www.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Fábio Machado

Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901