Fale com a ABPM (11) 98313-2324

ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 718

Nº 718 - AGOSTO DE 2021

CASA CELEIRO

Um projeto moderno, conhecido como Casa Celeiro, desenvolvido em madeira tratada está sendo construído na cidade de Mogi-Mirim (SP). As estruturas utilizadas nesse projeto, do arquiteto Otto Felix, são constituídas de madeira laminada colada estrutural de pinus provinientes de florestas plantadas, devidamente tratados em autoclave, com preservativo CCA, seguindo as especificações técnicas da ABNT NBR16-143.

A madeira tratada foi produzida para atender as condições de uso nesse projeto, seguindo minucioso processo de seleção e controle, tanto no quesito produção, como na secagem. Além disso, seguiu rígido controle no processo de usinagem e colagem das vigas laminadas. “Essa exigência foi dada pelo arquiteto, e também pelos proprietários, pois se almeja uma construção de alto desempenho e durabilidade, pensando na bioagressividade do local onde a mesma está sendo construída” conta Humberto Túfolo Netto, consultor do projeto, diretor secretário do Núcleo da Madeira e diretor adjunto de relações de mercado da ABPM – Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira.

A montagem das estruturas e do forro, foram realizadas pela ArtPine, empresa especializada para esse tipo de construção, e supervisionada pelo engenheiro Ricardo Montanha, seguindo os detalhamentos da arquitetura e observando as técnicas nas ligações entre os componentes de madeira, além das estruturas de madeira com alvenaria. Sempre zelando para os quesitos de segurança, estética e alto desempenho.

Créditos:
Arquitetura: Studio Otto Felix
Projeto Executivo: Rewood
Fotografo: Zeh Castedo

Projeto Residência Mogi Mirim
Área Total: 953
Espécie: Pinus Autoclavado
Local: Mogi Mirim/SP

VOZ DO ASSOCIADO

A partir desse mês, vamos dedicar esse espaço para um bate-papo com o associado da ABPM (Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira). Nessa edição do boletim, conversamos com o diretor da Matha Florestal, Marduk Duarte

P: Em que Estado a sua empresa está localizada?
R: A empresa está localizada em Hidrolândia (GO), a 20km de Goiânia, capital do estado. Está estrategicamente localizada na BR-153, ligação entre os estados de Goiânia e São Paulo, local de muito fluxo para o deslocamento do produto.
P: Quando se associou à ABPM?
R: Nos associamos à ABPM no ano de 2019. Já havíamos sido anteriormente e retomamos essa parceria há 2 anos.
P: Em que mercado atua na madeira tratada?
R: Atuamos principalmente na área do agronegócio, na parte de estacas e madeiras para fazendas. Também trabalhamos com materiais para a construção civil e paisagismo.
P: Qual foi o motivo de se associar a ABPM?
R: O intuito com a filiação foi mostrar a qualidade do nosso produto. Ter as certificações que a ABPM oferece é de grande entusiasmo para a empresa. Além disso, ter uma representação em Goiás diferenciada do restante do mercado. Também achamos importante ter uma boa relação com os demais associados da ABPM.
P: Está em busca do Selo Qualitrat? Se sim, por que está querendo adquirir o selo?
R: Sim! Estamos iniciando na categoria bronze. Ainda não somos uma empresa grande, há uma preocupação com algumas ações envolvendo o Selo Qualitrat. O intuito é garantir segurança e qualidade para os nossos clientes.
P: Alguma sugestão para a ABPM?
R: A questão dos cursos de capacitação, para os associados, com relação a operações de máquinas e processos envolvendo a madeira tratada. Além disso, um melhor relacionamento interno entre os associados da ABPM.

FORMÓBILE XPERIENCE 2021 REUNIU MUITO CONTEÚDO, NETWORKING E INTERAÇÃO

Conforme noticiado nas mídias sociais da ABPM, a ForMóbile Xperience 2021, aconteceu entre os dias 02 e 05 de agosto. Tratou-se de um evento 100% digital da maior feira do segmento de madeira e móveis da América Latina, que veio com a proposta de promover conteúdo, networking e oportunidades de negócios para o setor moveleiro no ambiente online. Ao analisar os resultados informados pela organização, parece que isso foi alcançado.

Durante os 4 dias de realização, foram transmitidas cerca de 25 horas de conteúdos inéditos gerados por 42 palestrantes. A plataforma do evento ainda proporcionou mais de 12.500 visitas aos estandes virtuais dos expositores e mais de 5.800 visitas aos seus produtos.

Dentre os conteúdos exibidos na ForMóbile Xperience 2021, estão alguns temas que chamam a atenção, como “Neurociência Aplicada A Arquitetura, Design e Iluminação”, “Como Se Planejar Para 2022”, “Design Biofílico Aplicado Na Marcenaria”, “Como Agregar Valor Nos Móveis Sob Medida” e “A Realidade do Parque Fabril Brasileiro”.

Vale um destaque especial para o papo de primeiríssima qualidade sobre Wood Frame protagonizado por Fábio Machado, diretor comercial da Revista Referência Industrial Madeira, e Guilherme Stamato, diretor da Stamade.

Todo esse universo continua disponível gratuitamente mesmo após o evento. A plataforma da ForMóbile Xperience seguirá aberta durante o ano todo para que os interessados assistam às gravações de todas as palestras, incluindo as da edição de 2020. Também seguirão disponíveis as possibilidades de conexões e interações com as pessoas e empresas cadastradas, inclusive através de videochamadas. Basta cadastrar-se pelo https://www.formobile.com.br/landing-page/formobile-xperience.html

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCÊNDIO, UMA PARCERIA DO IPT E ABPP

Conforme também foi divulgado nas mídias sociais da ABPM, foi realizado entre os dias 11 e 18 de agosto, o V Seminário Internacional de Proteção Passiva Contra Incêndio (SIPP). O seminário é resultado de parceria entre a Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo, com o objetivo de trazer informações de referências internacionais e problemas atuais, bem como estimular a disseminação de conhecimento, inovação e tecnologia para o mercado brasileiro. A evolução da normalização e os novos formatos nas aplicações para a segurança contra incêndio foi tema da palestra ministrada pelo gerente técnico do Laboratório de Segurança ao Fogo e Explosões do IPT, Antonio Fernando Berto, no primeiro dia do evento.

WOOD FOREST EXPERTS

A Malinovski promoveu o primeiro programa de imersão online para o mercado florestal e indústria da madeira, o qual contou com o apoio institucional da ABPM. O Wood Forest Experts (WFE) teve mais de 15 horas de conteúdos apresentados por um time de experts do setor.

Foram seis encontros, que começaram no dia 16 de julho, sempre às sextas-feiras, e tiveram o encerramento em 20 de agosto. Questões como: aumento da demanda por produtos de madeira; disponibilidade atual e futura de matéria-prima, impactos da pandemia e do câmbio no preço da madeira de florestas plantadas no Brasil; projeções de mercado das indústrias da cadeia produtiva; e oportunidades do setor com relação a sustentabilidade e novos produtos, foram discutidas com propriedade nas apresentações.

De forma inovadora e impactante, e com o apoio das principais instituições do setor no Brasil, e patrocínio de grandes empresas que atuam no mercado de florestas plantadas, a Malinovski provou ser possível promover uma jornada totalmente online, mergulhando em informações e tendências de mercado.

O programa, que teve transmissão simultânea em português e inglês, contou com a participação de 354 profissionais, que representaram 180 empresas de 11 países. O Wood Forest Experts foi dividido em seis temas macros: Celulose e Papel, Siderurgia, Indústria de Madeira Sólida, Oferta & Demanda (visão de produtores e compradores), Oferta & Demanda (visão de consultores) e a Temática ESG com Mercado de CO2.

Ação Social

Parte da renda angariada com os patrocínios do WFE foi destinada para a compra de alimentos que serão destinados a população carente. Ao todo foram adquiridas 76 cestas básicas, que estão sendo entregues a três instituições de caridade em Curitiba: Asilo São Vicente de Paulo, Rango de Rua e Hospital Erastinho. A Malinovski agradece a participação de todos os participantes, palestrantes, moderadores, apoiadores e patrocinadores que contribuíram diretamente para esta ação. Esperamos que o Wood Forest Experts tenha impactado positivamente cada um dos profissionais

SAIBA ONDE ENCONTRAR MADEIRA TRATADA FORNECIDA POR EMPRESAS ASSOCIADAS ABPM NO BRASIL.

Expediente
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Vice-Presidente: Elcio Lacerda Lana – LSI
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Silvio José de Lima – Montana Química S/A

Contato: [email protected] – www.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Fábio Machado

Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901