Fale com a ABPM (11) 98313-2324

ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 710

Nº 710 - DEZEMBRO DE 2020

BENEFÍCIOS DO QUALITRAT

O Selo Qualitrat, nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi criado pela ABPM para qualificar ainda mais o setor da madeira tratada. Além disso, o selo pode abrir portas e novos negócios no mercado. A empresa Madtrat, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), foi a empresa pioneira do Estado de São Paulo que adquiriu o Selo Qualitrat. “Sempre tivemos uma repercussão positiva por causa do selo. Em diversas situações fomos avaliados positivamente nos negócios, devido ao Qualitrat. Tivemos compras por parte de órgãos públicos, onde a certificação foi crucial na escolha pela nossa empresa. Isso ocorreu inclusive fora do nosso Estado, em negócios na Região Sul do Brasil. Os requisitos que são necessários para obter o Selo Qualitrat dão informações necessárias para o consumidor fazer a compra segura”, revela Jackson César, diretor da Madtrat.

qualitrat-ouro
qualitrat-prata
qualitrat-bronze

PRIMEIRO PRÉDIO DO BRASIL COM ESTRUTURA EM MADEIRA ENGENHEIRADA

Localizado na Avenida Faria Lima em Pinheiros, um dos principais centros comerciais e financeiros da cidade de São Paulo, foi construído o primeiro prédio do Brasil com a estrutura em madeira engenheirada. O imóvel conta com uma fábrica conceito para produção de chocolates da marca Dengo, showroom e venda de produtos da marca. A arquitetura concebeu a edificação a partir da sobreposição de volumes em formato de cubos, suprimindo alguns destes elementos à medida que o edifício ganha altura. Isso faz com que a área fabril possua um pé direito triplo, criando uma vista diferenciada para os clientes da loja.

Situado em um terreno de 800 m², o edifício possui área total de 2.200 m² distribuída em 5 pavimentos. Levando em consideração a melhor performance de cada material, foi utilizado o concreto armado para construção da fundação, subsolo, piso térreo, núcleo de elevador e escadas. Acima do nível térreo, protegido do contato com o solo, 3 pavimentos de estrutura em madeira compostos por 1000m² de lajes em CLT bi-apoiadas em pórticos formados por 85m³ de pilares e vigas de MLC, foram montados em 37 dias. Para fechamento o externo da estrutura, a solução adotada combinou o uso de 800m² de light wood frame nas fachadas laterais e no fundo da edificação, com a fachada frontal concebida em caixilho de alumínio e vidro.

Dentre alguns desafios, o principal deles está relacionado à mudança de pensamento de uma obra que deixa de ser moldada in loco e, portanto, construída, para uma obra que passa a ser montada a partir do uso de elementos estruturais pré-fabricados. A mudança não ocorre apenas na estrutura, mas em todos os demais sistemas construtivos que fazem a interface com a madeira massiva.

Outro aspecto importante relacionado à uma obra de pré-fabricados é o projeto de logística. A otimização da estrutura, tanto em termos do uso de um menor volume de madeira quanto na menor quantidade de peças deve estar atrelada aos custos e ao projeto de logística, especialmente pelo fato das placas de CLT terem sido importadas da Áustria por meio de containers. Por fim, por se tratar de uma das primeiras obras em altura na cidade de São Paulo que utiliza madeira como estrutura exposta nos ambientes internos, foi muito importante a realização de reuniões prévias com o Corpo de Bombeiros do Estados de São Paulo para que todos os envolvidos estivessem suficientemente informados e embasados tecnicamente para compreender que as estruturas de madeira, diferentemente do que se pode imaginar em uma primeira análise, possuem um ótimo desempenho em situação de incêndio. Este projeto teve a participação das empresas:

Arquitetura: MFMM

Projeto executivo da estrutura de madeira: STAMADE

Construtora: PEDRA FORTE

Gerenciadora: BRENV

Fornecimento do CLT: AMATA

Fornecimento de MLC: REWOOD

Montagem da estrutura de madeira: REWOOD
Autores: Ana Belizário – Arquiteta
Felipe Icimoto – Engenheiro Industrial Madeireiro
Maurizio Vairo – Engenheiro Civil

LIVE COM GUILHERME STAMATO

No dia 25 de novembro foi realizado a LIVE com Guilherme Stamato aos associados da ABPM. O evento reuniu um bom número de empresários do setor da madeira tratada, onde puderam ouvir o especialista falar sobre as expectativas para o aumento do uso de madeira tratada na construção civil, e o impacto dos novos sistemas construtivos.

“Na palestra, pude apresentar o primeiro prédio construído em madeira na cidade de São Paulo. Essa construção utilizou nos pilares e vigas madeira laminada colada produzida no Brasil, com madeira de pinus tratada também produzida no nosso país. Os pisos e paredes de CLT foram importados da Áustria, de uma empresa que vai produzir em breve aqui no Brasil”, comentou Stamato.

“Apresentei o crescimento e a expectativa da construção de Wood Frame no mercado. Da norma do Wood Frame que em breve será concluída e que vai popularizar esse estilo de construção no nosso país. E com isso, será muito importante salientar a qualidade na produção da madeira tratada, pois com certeza será grande a exigência do mercado da construção”, disse Stamato.

A LIVE ainda tratou sobre o crescimento da madeira no mercado internacional, em países da Europa e Oceania, por exemplo. Os prédios em madeira já é uma realidade no mundo afora. Para finalizar a apresentação, Guilherme Stamato abordou a tendência sobre a construção modular, onde a madeira é protagonista com muitas vantagens sobre outros materiais, como leveza, resistência e facilidade de usinagem.

LIVE DE FIM DE ANO

No dia 15 de dezembro, foi realizada a LIVE de encerramento do ano com toda a diretoria e coordenadores das comissões internas, onde foi feita uma explanação geral sobre todas as ações realizadas pela ABPM em 2020. Essa ações serão detalhadas quando da apresentação aos associados durante a Assembleia Geral que ocorrerá no primeiro quadrimestre de 2021.

O presidente da ABPM, Gonzalo Antonio Caballera Lopez, em nome de todos os diretores, coordenadores, associados e colaboradores do setor da madeira tratada, deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Até 2021…

ATENÇÃO ASSOCIADO

Informamos que o projeto de revisão ABNT NBR 16201 – Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica – Requisitos entrou em Consulta Nacional no dia 04.12.2020 e ficará disponível até 04.01.2021.

https://www.abntonline.com.br/consultanacional/

RECESSO

Informamos que a ABPM estará em recesso do dia 21/12/2020 ao dia 11/01/2021. O retorno das atividades ocorrerá a partir do dia 12/01/2021. Lembramos ainda que as amostras enviadas ao laboratório do IPT após 11/12/2020 serão recebidas somente após 04/01/2021. Quaisquer dúvidas sobre a chegada das amostras e sobre os prazos para retorno dos resultados, pedimos a gentileza de contatar diretamente a Sra. Gisleine Aparecida da Silva, coordenadora técnica da ABPM no telefone (11) 3767-4514.

Expediente
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Vice-Presidente: Elcio Lacerda Lana – LSI do Brasil Especialidades Químicas Ltda
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Silvio José de Lima – Montana Química S/A
Coordenadora Técnica: Gisleine Aparecida da Silva – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)

Contato: [email protected] – www.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Fábio Machado

Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901