ABPM

Short Notes #12 – Muito além da cerca

 

Em 25/09 postamos breve panorama mostrando estimativas do mercado da madeira tratada no Brasil. Mesmo tratando-se de estimativas, fica muito clara a predominância do mercado de moirões de eucalipto tratado no cenário nacional, representando 65% da produção anual de 5.5 milhões de metros cúbicos/ano.

Julgamos importante agregar alguns dados indicativos internacionais que possam permitir uma reflexão a respeito de como nos posicionamos nesse mercado quando analisamos um cenário global.

O mercado de cercas agrícolas tem apresentado crescimento significativo ao redor do mundo, pois, à medida que as práticas agrícolas evoluem, a demanda por soluções eficazes e duráveis torna-se essencial para a proteção de plantações e pecuária.

Há claras indicações de forte trajetória ascendente do mercado global de cercas agrícolas para a próxima década, com projeções de crescimento de US$ 8,17 bilhões, apontados no ano de 2024 , para US$ 11,8 bilhões até 2035.

Importante lembrar que esses números contemplam todos os materiais envolvidos na construção de cercas agrícolas, destacando que os moirões representam o segundo componente de custos mais importante na construção de cercas, perdendo apenas para o aço na forma de arames e fixadores.

Por serem de origem sustentável, os moirões de madeira tratada têm forte apelo ambiental, havendo também uma tendência de remodelação nesse mercado pela adoção do conceito de cercas inteligentes, como a integração de tecnologias envolvendo instalações de sensores que permitam o monitoramento do rebanho, placas solares , entre outras tecnologias.

Trata-se , portanto, de um mercado merecedor de muita atenção em relação ao atendimento às Normas ABNT e às regulamentações existentes, cujo suporte ao atendimento dessas exigências é obtido através do Programa de Regulação Setorial – Qualitrat , disponibilizado aos associados da ABPM
(https://lnkd.in/dqeDYixx).

Autoria: Flavio C. Geraldo – ABPM – PR
Créditos das Imagens: Internet