QUALITRAT
Qualitrat

É o programa de autorregulamentação da ABPM que garante qualidade e legalidade ao consumidor de madeira tratada. Com o selo de qualificação concedido às usinas de tratamento de madeira, após aprovação em rigorosos critérios, os interesses dos produtores e consumidores de madeira tratada ficam plenamente protegidos.

Em agosto/14, a ABPM lançou o Qualitrat Adesão . Essa categoria destinada-se às empresas que querem se familiarizar com o programa e ainda estão se adaptando a todas as exigências para obtenção da certificação Pleno (já existente), voltada para as usinas em estágio avançado de qualificação. Para conquistar o Qualitrat, independentemente da categoria, é necessário atender a 100% dos indicadores obrigatórios (38 no Pleno e 21 no Adesão) e 60% dos desejáveis (35 no Pleno e 3 no Adesão).

Vale destacar que o tipo de auditoria é uma importante diferença para a concessão do selo em cada categoria. No caso do Qualitrat Pleno, são necessárias verificações documental e de campo, nas instalações da usina, por um organismo auditor - o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), totalizando um investimento aproximado de R$15.939,88. No Qualitrat Adesão, a auditoria é realizada apenas de forma documental, processo que reduz os custos da ABPM e do Totum, elimina a taxa do IPT, e gera um valor menor para a usina interessada na qualificação: apenas R$5.000,00.

Documentação do Programa - Qualitrat Adesão:
Lista de Verificação Auditoria ABPM Adesão  
Regulamento Técnico  
Termo de Manifestação de Interesse  
Norma de Referência ABPM  

Documentação do Programa - Qualitrat Pleno:
Lista de Verificação Auditoria ABPM Pleno  
Regulamento Técnico  
Termo de Manifestação de Interesse  
Norma de Referência ABPM  

Empresas Certificadas:

Categoria Pleno

   

Categoria Adesão